domingo, 31 de outubro de 2010

O Significado do Halloween*


Entre os pagãos modernos o Samhain é considerado um dos festivais mais importantes do calendário de celebrações, pois marca o início de um novo ciclo, um novo ano. No Hemisfério Norte este festival é celebrado em 31 de Outubro e no Hemisfério Sul é celebrado em 1º de Maio.

De acordo com as tradições pagãs, o Samhain é uma data em que o véu entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos se torna mais tênue. Os mortos voltam ao mundo dos vivos e ficam por aqui até a noite de dois de novembro. Na tradição cristã, essa data foi adaptada e transformou-se no dia de finados (ou dia de todos os santos).

É costume celebrar este festival com favas, massas e vinhos. Alguns costumam decorar suas casas com figuras bizarras, para assustar os maus espíritos. Grande parte dos pagãos prefere aproveitar a data para honrar aos espíritos ancestrais com orações. É um momento especial para rever e analisar tudo aquilo que não é mais útil e deve “morrer” em nossas vidas. Quando limpamos nossos caminhos daquilo que nos impede de evoluir (rancor, raiva, sentimentos negativos) o espaço fica livre para ser preenchido por novos sentimentos que nos fazem pessoas melhores.

0 comentários:

Postar um comentário